Blogue RBE

Blogue RBE - SAPO Blogs
  1. 4º edição do Festival Literário Internacional do Interior (FLII) - Palavras de Fogo

    2021-06-18_2.png

    A conferência de imprensa para apresentação da 4º edição do Festival Literário Internacional do Interior - Palavras de Fogo (FLII), decorreu a 14 de junho em Pedrógão Grande, na sede da AVIPG.

    A primeira Sessão desta 4ª edição do FLII - Palavras de Fogo [http://www.arte-via.org/notice/flii-palavras-de-fogo] decorreu no dia 17 de junho em Pedrógão Grande e a iniciativa terá o seu encerramento em Tábua, a 20 de junho de 2021.

    Trata-se de um evento intermunicipal que decorrerá em onze concelhos da região afetados pelos fogos, com o objetivo de levar os livros e os escritores aos sítios mais inusitados e imprevisíveis, como fábricas, campos, praias, igrejas, mercados, romarias, locais onde as pessoas trabalham e convivem.

    A ligação aos municípios e respetivas Bibliotecas Municipais e Redes Concelhias de Bibliotecas permite uma aproximação com o trabalho das escolas e bibliotecas escolares, nos dias em que o festival decorre, mas também em datas próximas.

    Aceda ao programa

  2. Concurso: "Conta-nos uma história"

    2021-06-18.png

    Na 12.ª edição do concurso: "Conta-nos uma história"  foram submetidas 320 histórias, nas modalidades áudio e vídeo, avaliadas por um júri presidido pela Professora Doutora Ana Amélia Carvalho da Universidade de Coimbra, e constituído por elementos da Direção-Geral da Educação (DGE), do Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), do Plano Nacional de Leitura 2027 (PNL), da Microsoft, da Associação Portuguesa de Professores de Inglês (APPI) e da Rádio ZigZag.

    Consulte as histórias vencedoras.
  3. Bibliotecas Escolares: presentes para o futuro

    2021-06-17.png

    Assista aqui à sessão de apresentação do Quadro Estratégico da Rede de Bibliotecas Escolares - Bibliotecas Escolares: presentes para o futuro.

     

     

     

  4. Apresentação do Programa do Centenário de José Saramago

    2021-06-15.png

    No dia 8 de junho teve lugar, no auditório da Fundação José Saramago (FJS), Casa dos Bicos (Lisboa), a apresentação do Programa do Centenário de José Saramago, bem como dos seus parceiros e logotipo.

    A convite do Comissário para o Centenário, Carlos Reis, esteve presente na cerimónia a Coordenadora Nacional da Rede de Bibliotecas Escolares, Dra. Manuela Silva.

    As comemorações, iniciativa de que a RBE é parceira, decorrerão entre 16 de novembro de 2021 e 16 de novembro de 2022 e organizam-se em quatro eixos: Biografia, Leitura, Publicações e Reuniões Académicas.

    As bibliotecas escolares participam no eixo da Leitura, através de programa centrado na presença de Saramago no currículo e que conta com a participação da Rede de Bibliotecas Escolares, Plano Nacional das Artes e Plano Nacional de Leitura:

    “- Leitura Centenária (1): a 16 de novembro de 2021, 100 escolas do Ensino Básico promoverão a leitura, em simultâneo, d’ A Maior Flor do Mundo. (…)

    - Leitura Centenária (2): a 16 de novembro de 2022, 100 escolas do Ensino Secundário promoverão a leitura, em simultâneo, de páginas do Memorial do Convento e d’ O Ano da Morte de Ricardo Reis. (…)

    - Contar por Imagens: a partir da leitura de textos de José Saramago, as escolas incentivarão representações artísticas em diferentes suportes e linguagens.”

    Deste programa também faz parte Leituras Dramatizadas: O Ano da Morte de Ricardo Reis, do Teatro Nacional S. João e escolas associadas.

    Porque a literatura intensifica a realidade, expondo problemas e abrindo perspetivas para um futuro mais justo e harmonioso, em que os direitos humanos não são um bem formal e individual, mas uma experiência coletiva que se reforça com o exercício quotidiano dos direitos de todos, a Carta dos Deveres e das Obrigações dos Seres Humanos, sugerida por Saramago num discurso de Estocolmo, constituirá nestas celebrações fonte incontornável de questionamento, reflexão e ação das bibliotecas escolares.

    Consagrado internacionalmente através do Prémio Nobel da Literatura (1998), o Centenário de José Saramago é objeto de comemorações em Portugal e outros pontos do mundo, através de uma diversidade de atores e expressões intelectuais e artísticas que reforçam o valor da cultura na transformação da vida humana.

     

    Referências:

    Fundação José Saramago. (2021, 8 de junho). Apresentação do Programa do Centenário de José Saramago. https://www.josesaramago.org/apresentacao-do-programa-do-centenario-de-jose-saramago/

    Fonte da imagem: Fundação José Saramago

  5. Oeiras Internet Challenge Nacional

    Banners_TWITTER.jpg

    Realizou-se no dia 28 de abril, em linha, a fase final do torneioOeiras Internet Challenge Nacional(OIC),iniciativa promovida pelo Município de Oeiras, através das suas Bibliotecas Municipais, em parceria com a Rede de Bibliotecas Escolares.

    Na edição de 2021, dirigida ao ensino secundário e alargada a nível nacional, registaram-se quarenta e quatro inscrições, apesar dos constrangimentos decorrentes da pandemia. O apuramento destas equipas foi organizado localmente por cada biblioteca escolar, de modo descentralizado e com inteira autonomia, sendo de realçar o envolvimento dos professores bibliotecários e o interesse dos alunos em todo o processo. Foi grande a mobilização dos alunos, patente não só no número de vezes que os Kahoot disponibilizados pela organização no blogue da iniciativa foram realizados durante a fase de apuramento, mas também no número de participações das diferentes equipas nos “Desafios Kahoot” lançados no Instagram das Bibliotecas Municipais de Oeiras.

    A fase final do torneio, disputada pelas quarenta equipas que compareceram, consistiu na realização, com recurso ao Kahoot em modo live, de duas provas eliminatórias e de uma prova final, todas bastante renhidas.

    Estas foram as equipas vencedoras:

    Infomaníacos (Escola Básica e Secundária Lousada Oeste, Lousada) – 1.º prémio

    T & M (Escola Secundária Luís de Freitas Branco, Oeiras) – 2.º prémio

    Calvin & Hobbes (Escola Secundária Fernando Lopes Graça, Cascais) – 3.º prémio

    Alunos e professores envolvidos reconheceram, de um modo geral, a relevância da iniciativa que visa o desenvolvimento de competências de pesquisa, seleção e avaliação da informação disponível na Web, promovendo não só a utilização eficaz das ferramentas de pesquisa e recuperação da informação, mas também a análise crítica e seletiva da informação e/ou de fontes de informação. A participação no torneio OIC assumiu-se, também, como um ótimo pretexto para as bibliotecas escolares trabalharem as questões relativas à literacia da informação.  

    Os alunos da equipa T & M, que obtiveram o 2.º prémio e já haviam participado em anteriores edições concelhias do torneio, referiram ter gostado muito da experiência e “da adaptação a nível nacional” e ao “regime online”. A sua participação permitiu-lhes, por um lado, identificar “algumas falhas nos métodos de pesquisa” e, por outro, perceber como “pesquisar com mais eficiência encontrando a informação procurada”. Na opinião destes alunos, que aconselham os colegas a participar nos próximos anos, “as últimas rondas da competição foram muito emocionantes e renhidas”.

    Também um aluno da equipa Infomaníacos(1.º prémio), considerou que “a experiência de participar neste concurso foi excelente” e reconheceu ter melhorado as suas “habilidades de pesquisa”, opinião partilhada por outra colega da mesma equipa que acrescentou: “aprendi alguns atalhos de pesquisa, a importância das palavras-chave e como identificá-las”. E ambos afirmaram que, sem dúvida, voltariam a participar!

    Apesar de não terem conseguido chegar à prova final, “porque os outros concorrentes eram bem mais rápidos”, as alunas da equipa STEAM,da Escola Secundária de Camões, em Lisboa, consideraram que este “foi um concurso muito giro com prémios ainda melhores” e, o facto de se ter realizado por videoconferência, “criou um dinamismo ainda mais engraçado”.

    A todos os envolvidos, obrigada, parabéns e continuação de boas pesquisas!

    Agora, é tempo de balanço mas, em breve, voltaremos com novidades...