Blogue RBE

Blogue RBE - SAPO Blogs
  1. I Encontro das Bibliotecas Escolares no Concelho de Palmela | bibliotecas escolares e sustentabilidade

    Palmela_cartaz.jpg

    Programa| Ficha de inscrição

     

    A Biblioteca Municipal de Palmela recebe, nos dias 22 e 23 de março, o I Encontro de Bibliotecas Escolares do Concelho de Palmela, numa iniciativa da Câmara Municipal de Palmela com o apoio do Grupo de Bibliotecas Escolares do concelho.

     

    Estruturado em três painéis, o programa deste Encontro integra um conjunto diversificado de comunicações e cinco workshops (Maletas da Sustentabilidade; Desperdício Zero! Vai tudo para o pop-Up!; Os Lugares que habitamos; Livros em Miniatura e Pegada Digital, uma problemática do nosso tempo), que convidam à reflexão sobre a temática da sustentabilidade, transversal aos vários setores da sociedade e onde as Bibliotecas Escolares assumem um papel importante de responsabilização. O programa integra, ainda, uma homenagem aos professores bibliotecários e coordenadores interconcelhios do concelho, uma mesa redonda com escritores e ilustradores e a conferência de abertura “Reflexões para uma cultura regenerativa”, por Gil Penha-Lopes (Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa).

     

    Mais informações e inscrições através do e-mail bibliotecas@cm-palmela.pt (indicar nome completo, entidade, profissão, contacto telefónico e e-mail). Cada inscrito pode participar num workshop na parte da manhã e noutro, no período da tarde.

     

    Referência: CM Palmela / I Encontro das Bibliotecas Escolares do Concelho aborda Sustentabilidade. (2019). Cm-palmela.pt. Retrieved 17 March 2019, from https://www.cm-palmela.pt/pages/1717?news_id=5637

     

    NOTA: para preenchimento do ficheiro Ficha de inscrição - I Encontro de Bibliotecas Escolares.pdf devem ser observados os seguintes passos:

    - Utilizadores do Adobe Reader: devem clicar no botão “Submeter” existente no fim do questionário, e enviar o email usando o aplicativo padrão de email (Outlook);

    - Utilizadores do Foxit Reader: podem fazer o envio do questionário de duas formas:

    1 - Gravar o questionário depois de preenchido, enviando-o depois por Outlook (como anexo) para o endereço bibliotecas@cm-palmela.pt;

    2 - Desativar a predefinição de segurança (Menu Arquivo/ Gerenciador de Confiança/ desativar o modo de leitura seguro) e submeter usando o botão existente no questionário. Para esta segunda forma podem, caso seja necessário, pedir apoio ao Helpdesk.

     

  2. Marquês de Pombal | 1699-1782
  3. "Incomoda-me que os professores sejam criticados. Eles são muito importantes para as nossas vidas" | ken robinson

    Ken Robinson | Educador e escritor

     

     

    Referência:"Tenemos una poderosa imaginación". (2019). BBVA Aprendemos Juntos. Retrieved 15 March 2019, from https://aprendemosjuntos.elpais.com/especial/que-hace-falta-para-ser-un-buen-profesor-ken-robinson/

  4. Miúdos a votos • 3.ª edição • Eleições

    miudos.png

     

    Depois da animada campanha eleitoral que se realizou entre 28 de janeiro e 13 de março de 2019, têm hoje lugar as eleições para eleger os "Livros mais fixes".

     

    A VISÃO Júnior e a VISÃO fizeram a cobertura da campanha eleitoral e deram espaço aos candidatos, tanto nas suas edições impressas como nos seus sítios web e nas redes sociais.

     

    Para rever os momentos especiais da campanha, consultar o sítio da Visão Júnior.

     

    A transmissão dos tempos de antena pela Rádio Miúdos ainda pode ser ouvida em podcast.

     

    A Comissão Nacional de Eleições acompanha todo o processo eleitoral e esclarece dúvidas aqui>>.

     

    Os resultados nacionais serão divulgados no dia 31 de maio, na cerimónia que terá lugar na Fundação Calouste Gulbenkian em Lisboa.

     


    Veja também: Miúdos a votosLivros nomeadosComo votarInstruções para a contagem dos votos
  5. Dar a Ler | teresa calçada e isabel alçada

    foto_dar.png

    Dar a Ler.

     

    Aconteceu ontem na livraria Menina e Moça, em Lisboa. Teresa Calçada e Isabel Alçada mostr(ar)am-nos como as suas vidas estão indissociavelmente ligadas e marcadas pelos livros, pelas leituras e pelas bibliotecas.