Blogue RBE

Blogue RBE - SAPO Blogs
  1. Inovação como factor de criação e conhecimento | Elvira Fortunato

     

    No dia 18 de abril na Escola Secundária Eça de Queirós, no evento  "Novas dinâmicas em Bibliotecas Escolares: projetos inovadores", da Rede de Bibliotecas Escolares, naturalmente.

     

    Conteúdo relacionado:

  2. Fale com livros | google

    fale.png

     “Fale com livros”

     

    "Fale com livros" é um projeto da Google que permite encontrar respostas em livros usando linguagem natural e Inteligência Artificial.

     

    Esta nova ferramenta de pesquisa da Google responderá a qualquer pergunta lendo milhares de livros. É uma nova maneira de encontrar respostas sobre o que é perguntado na Internet, recuperando informações diretamente dos livros. Basta escrever uma pergunta no "Talk to Books" e a ferramenta, que funciona com AI, verificará cada frase de 100.000 volumes da Pesquisa de Livros do Google e gerará uma lista de possíveis respostas com a passagem correspondente em negrito.

     

    A compreensão da linguagem natural evoluiu substancialmente nos últimos anos, em parte devido ao desenvolvimento de vetores de palavras que permitem que os algoritmos aprendam sobre as relações entre palavras, com base em exemplos de uso real da linguagem. Esses modelos vetoriais mapeiam frases semanticamente semelhantes aos pontos próximos com base na equivalência, similaridade ou parentesco de ideias e linguagem.

     

    " Talk to Books " é uma maneira completamente nova de explorar livros que começam com o nível de oração, em vez de autor ou assunto. O sistema - na experimentação - é capaz de descobrir livros de citações que respondem às questões colocadas por um leitor em potencial, obtendo melhores resultados do que usando palavras-chave.

     

    Como funciona?

    O sistema usa biliões de linhas de diálogo para ensinar a uma IA como as conversas humanas reais fluem. Uma vez que a IA tenha aprendido com esses dados, ela é capaz de prever a probabilidade de uma declaração seguir outra como resposta. A técnica que ele usa para ensinar a linguagem dos computadores é chamada "aprendizagem de máquina", de modo que o programa constrói um modelo preditivo a partir de dados de entrada. A IA simplesmente leva em conta o que está escrito e analisa um conjunto de muitas respostas possíveis para encontrar as que provavelmente se seguiriam. Assim, quando uma pergunta ou declaração é escrita, o modelo examina cada frase em mais de 100.000 livros para encontrar as respostas que provavelmente seriam as seguintes numa conversa.

     

    As respostas em português parecem-nos ainda limitadas.

     

    Conteúdo relacionado:

     

     

     

  3. Relatório sobre os desafios ao direito à privacidade na era digital | ifla

    ifla.png

     The right to privacy in the digital age. Paris: IFLA, 2018

     

    Em resposta a um pedido de evidências sobre o direito à privacidade na era digital, a Conferência das Nações Unidas sobre privacidade (IFLA) respondeu salientando a importância da privacidade para a liberdade intelectual e o papel que as bibliotecas podem desempenhar na consecução deste objetivo.

     

    O relatório destaca o valioso papel que as bibliotecas podem desempenhar na promoção e proteção do direito à privacidade na era digital.

  4. Currículo dos ensinos básico e secundário | consultas públicas

     

    O Conselho de Ministros aprovou na generalidade, a 5 de abril de 2018, o Decreto-Lei que define os princípios de organização do currículo dos ensinos básico e secundário.

     
    O programa do XXI Governo Constitucional, no seu capítulo IV, «Prioridade às pessoas», em particular no que respeita ao combate ao insucesso escolar, ao longo dos 12 anos de escolaridade obrigatória, veio estabelecer um conjunto de orientações, assumindo como prioridade a concretização de uma política educativa que garanta a igualdade de acesso à escola pública, promovendo o sucesso educativo e, por essa via, a igualdade de oportunidades.
     
    Estas orientações e esta prioridade assentam no compromisso continuado com a Lei de Bases do Sistema Educativo, que inscreve como princípio fundamental a organização de um sistema educativo que assegure aprendizagens de qualidade para todos os alunos. Os dados disponíveis mostram que esse objetivo não está ainda plenamente atingido, na medida em que nem todos os alunos veem garantido o direito à aprendizagem e ao sucesso escolar.
     
    A promoção de uma escola inclusiva onde todos e cada um dos alunos, independentemente da sua situação pessoal e social, encontram respostas que lhes possibilitam a aquisição de um nível de educação e formação que permita a sua plena integração social, constitui uma aposta deste Governo. 
    (...)
     
    Neste sentido, convidam-se todas as escolas e seus professores, as famílias, alunos e demais interessados a analisar o Documento Síntese do Decreto-Lei, podendo os contributos serem inscritos até ao dia 30 de abril de 2018, no formulário disponível para o efeito.
     
    Ler mais >>
     


    Currículo dos ensinos básico e secundário - documento síntese
    ficheiro para descarregar

    Currículo dos ensinos básico e secundário - Revisão do Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho
    ficheiro para descarregar
     
     
     
    Conteúdo relacionado

     

  5. 8.º Encontro de literatura infantojuvenil | Estarreja

    estarreja.jpg

     

     InformaçõesInscrições (até 17 de abril)

     

    Novas Leituras: abrindo caminhos na era digital, eis a temática nodal do 8º Encontro de Literatura Infantojuvenil, promovido pela Rede de Bibliotecas de Estarreja (RBEstarreja) e a realizar no dia 21 de abril de 2018 na Biblioteca Municipal de Estarreja.

     

    Alicerçando o prazer de ler, desenvolver-se- ão, de igual modo, competências digitais, tendo em consideração que a leitura se tornou multimodal. Assim, serão apresentados alguns pressupostos no âmbito da literatura infantil e das múltiplas possibilidades de leitura em dispositivos digitais e exercitadas competências na área da Internet; e da elaboração de um livro digital interativo.

     

    Local: Biblioteca Municipal