PÚBLICO - Educação

PÚBLICO — Pense bem, pense Público
  1. Estudantes voltam a poder residir em hostels no próximo ano lectivo
    Protocolo com as associações de turismo e alojamento local vai ser renovado. Acordo permitiu crir 4500 camas adicionais, mas foram muito poucos os alunos que optaram por essa solução.
  2. Processo de devolução de computadores às escolas é “novo”, implica “esforço” e ainda levanta interrogações
    Escolas terão de recolher computadores de alunos de alguns ciclos: há quem já esteja a iniciar o processo, quem o vá fazer no próximo mês, e quem aguarde orientações da tutela sobre recolha de manuais, para conciliar ambas as entregas.
  3. Ministério da Educação dá indicação às escolas para recolherem manuais escolares
    Depois das dúvidas manifestadas pelas escolas, tutela deu ordem para iniciar o processo “desde já”. Recolha terá que ser concluída até ao final do próximo mês.
  4. Na educação tropeçamos em pedregulhos
    A literacia muda efectivamente a maneira de pensar de qualquer pessoa. As estratégias que irão ser implementadas para que a leitura e a sua consolidação aconteça irão passar pelo digital, certamente. Que sejam apenas estratégias motivacionais.
  5. Os exames nacionais estão a chegar. Como ajudar os estudantes?
    O psicólogo e professor universitário Eduardo Sá defende que os pais devem ajudar os filhos a aprender a estudar. É importante que se estude todos os dias, mas sem decorar a matéria. Saber discorrer e pensar sobre um tema é o ideal.