Esta rede de bibliotecas abrange as bibliotecas do concelho de Vouzela (Portugal)

rede_logo_medio.png

A criação da Rede de Bibliotecas de Vouzela é o corolário de toda uma dinâmica de trabalho cooperativo que tem sido desenvolvido ao longo dos últimos anos pelos coordenadores interconcelhios, pelos professores bibliotecários, técnicos da biblioteca municipal e da autarquia e responsáveis das instituições.

Os papéis das bibliotecas escolares e da biblioteca municipal complementam-se no sentido de contribuírem para o desenvolvimento de competências leitoras, manuseamento, tratamento e uso da informação, utilização das novas tecnologias e acesso a bens culturais diversos, condições essenciais para formar cidadãos mais críticos, ativos e empenhados na construção de uma sociedade mais justa e equilibrada.

Da experiência acumulada e da progressiva avaliação das ações conjuntas em prol da leitura, da literacia e do desenvolvimento cultural, nomeadamente com a organização do projeto “Folhas Soltas” – Feira do Livro, este grupo de trabalho respondeu, uma vez mais, de forma proativa, a um novo desafio, lançado pela Rede de Bibliotecas Escolares, para criar um portal e um catálogo coletivos.

Neste sentido, a criação deste portal concelhio, enquanto resultado de parcerias cuidadosamente planeadas e concertadas, responde também à premente necessidade de aproximar a informação e os leitores, estreitar redes de conhecimento, rentabilizar recursos, aprofundar metodologias de trabalho colaborativo e pôr em prática o conceito de “bibliotecas de uso partilhado”, essenciais para que as bibliotecas cumpram a sua missão, nesta “Sociedade de Informação” e global em que vivemos.

 

Missão

A missão desta rede de bibliotecas é promover o desenvolvimento de projetos/atividades concertadas mediante uma estratégia de rentabilização e de partilha de recursos e de trabalho colaborativo entre as Bibliotecas Escolares e a Biblioteca Municipal.

 

Objetivos

No cumprimento da sua missão a rede de bibliotecas tem como desafio a construção de uma plataforma interativa digital que possa disponibilizar serviços de proximidade em linha a todos os utilizadores, facilitando o desenvolvimento de uma verdadeira comunidade de aprendizagem. Dos objetivos a que nos propomos salientamos:

  • Criação de um Portal, que funcione como plataforma interativa, que efetive o acesso à informação em diversos suportes e estimule a produção e difusão das ações desenvolvidas colaborativamente, estimulando a partilha e a cooperação.
  • Enriquecimento do Catálogo Coletivo e sua disponibilização em linha, como forma de promover um mais rápido acesso aos recursos documentais e simultaneamente uma gestão integrada da coleção ao nível concelhio;
  • Fomento de uma política coordenada de aquisições que visem a otimização de recursos, o incentivo ao empréstimo interbibliotecário e a dinamização de ações que promovam a literacia da informação e incentivem a leitura e a escrita criativa.

 

Um catálogo em linha

Parte fundamental deste portal é o catálogo conjunto das bibliotecas. A sua disponibilização pretende:

  • Permitir a qualquer utilizador conhecer a localização dos documentos pretendidos;
  • Facilitar o livre acesso por empréstimo individual a leitores registados ou por empréstimo interbibliotecas;
  • Desenvolver a exploração pedagógica das bibliotecas;
  • Promover a partilha e cooperação entre todas as bibliotecas do concelho, quer nos domínios técnicos da catalogação quer nos domínios mais pedagógicos da promoção e animação da leitura.

 

Parceiros

 

Documentos

 

Factos e dados

  • A rede foi constituída em 06/06/2013
  • O portal da rede com pesquisa do catálogo foi lançado em 06/06/2013

 

 


Rede de Bibliotecas de Vouzela

Autenticar

Calendário de eventos

fevereiro 2018
Sb D
29 30 31 1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 1 2 3 4

Somos a Rede de Bibliotecas do concelho Vouzela (Viseu, Portugal).

Esta rede é constituída por um conjunto de instituições com bibliotecas: escolas, biblioteca municipal, escola profissional e aberta a outras instituições do concelho.

Aqui encontra um conjunto de recursos disponibilizado pelas nossas bibliotecas, bem como notícias de atividades. Pode ainda pesquisar no catálogo concelhio de forma a saber onde encontrar o documento que pretenda consultar.

Consulte a lista dos Parceiros da Rede

 

Questões?

Veja respostas a algumas Perguntas frequentes


 

Fotografias em destaque

Feira Livro 2014
Feira Livro 2014
Feira Livro 2014
Feira Livro 2014
Feira Livro 2014
Feira Livro 2014