Por todo o concelho de Vouzela, anda a circular um veículo que transporta uma carga muito especial: conhecimento.

b_0_280_16777215_01_images_artigos_biblioteca-itinerante_VZL.jpgUm veículo automóvel transformado numa verdadeira biblioteca circula por todo o concelho de Vouzela e coloca à disposição um vasto leque de material didático e científico. A Biblioteca Itinerante está de volta e promete levar “o saber sobre rodas” à população escolar e à comunidade em geral. Um projeto do Município de Vouzela que se iniciou em 2004 e que conta com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian.

Um veículo automóvel transformado numa verdadeira biblioteca circula por todo o concelho de Vouzela e coloca à disposição um vasto leque de material didático e científico. A Biblioteca Itinerante possui cerca de mil e quatrocentos títulos e já é um sucesso.

A iniciativa já conta com 4212 requisições, sendo que, os valores mais significativos registam-se nas camadas mais novas, nomeadamente, as crianças do ensino pré-escolar e do primeiro ciclo do ensino básico.

Em declarações à Gazeta da Beira, a vereadora Carla Maia destaca a importância desta iniciativa que, em tempos de crise “assegura uma oportunidade de leitura, uma alternativa de acesso a uma diversidade de livros”. Segundo a vereadora, esta iniciativa, para além de criar condições para a fruição da criação literária e reforçar a identidade cultural da região, procura estimular o gosto pela leitura, facilitar o acesso a informação útil em diversos suportes e apoiar as escolas do concelho com material técnico, lúdico e didático. Objetivos essenciais para a população, até porque, como defende Carla Maia, “a leitura assume um papel determinante na aprendizagem e no sucesso escolar e profissional”.

A promoção, através da Biblioteca Municipal, de um conjunto de projetos que visam a promoção do livro e da leitura tem sido, segundo a vereadora, uma aposta importante do município. A autarca dá, neste sentido, alguns exemplos: “a dinamização da Feira do Livro, em parceria com as escolas do concelho; o projeto lúdico-educativo “Ler a Brincar”, dirigido ao pré-escolar; o projeto lúdico-cultural “Memórias com Histórias”, que se desenvolve nas IPSS, com valências de lar de idosos e/ou centro de dia e convívio; o projeto “AbriLivro” dedicado às festividades em torno do Livro, que ocorrem no mês de abril, nomeadamente o Dia Internacional do Livro Infantil e Dia Mundial do Livro e do Autor; entre outros.”

 

Fonte do artigo : Gazeta da Beira (13/11/2013)


Rede de Bibliotecas de Vouzela

Blogue das Bibliotecas do Agrupamento de Escolas de Vouzela e Campia


 

Reserve documentos!

Pesquise no catálogo e reserve o livro pretendido

Fotografias em destaque

Feira Livro 2013
Feira Livro 2013
Feira Livro 2014
Feira Livro 2014
Feira Livro 2014
Feira Livro 2014
Autenticar