A Feira do Livro continua a ser um dos eventos de maior expectativa, no que respeita a agenda cultural do concelho. Este ano de 2013 decorreu de 12 a 19 de maio e contou, como já vem sendo hábito, com um programa bastante diversificado em termos culturais, privilegiando os encontros com diversos escritores.

b_0_280_16777215_01_images_artigos_flivro_2013.jpgO objetivo deste projeto é o de divulgar o livro como ferramenta de estudo e de cultura e promover hábitos de leitura junto do público mais jovem.

Ao longo da semana, houve um programa cultural diversificado: encontros com escritores, teatro, sarau das escolas, Worshops e muito mais!

À Escola Profissional de Vouzela coube, este ano, a escolha das atividades para o ensino secundário. Assim, no dia 16 de maio, recebemos o jornalista e escritor, Mário Zambujal, que muito nos honrou com a sua presença. A sua simpatia, sentido de humor, simplicidade, aliadas ao facto de ser um ótimo comunicador, um contador de “estórias”, foram aspetos que cativaram, desde logo, os alunos que o ouviram atentamente, libertando aqui e ali alguns sorrisos, entusiasmados com as piadas e a boa disposicão do escritor.

Na sexta-feira, dia 17 de maio, foi a vez da turma A do 11º Ano se encontrar com o escritor Henrique Pedro, a quem ficaram a conhecer melhor bem como à sua obra. Explicou aos alunos a forma como nascem as ideias para escrever um livro e como decorre o processo de criação. Os alunos teceram elogiosos comentários a este encontro e agradeceram a sua presença.

Feira livro 2013
Feira livro 2013
Às 11h, assistimos ao espetáculo “ Fado Falado”, do Teatro Azul, que foi bastante interessante, uma mistura harmoniosa do fado e da canção, interpretados pela fadista Vera Mónica, e da poesia dita pelo declamador, Nuno Henriques. Consistiu num revisitar de vários autores portugueses cheio de sentimentos e emoções.

Às 14h30, foi a vez de Paulo Condessa apresentar “ O PLANETA ALMALAVRAS”. Esta apresentação consiste numa experiência de leitura sensorial criativa baseada numa viagem interplanetária à fonte das Almalavras- as palavras da alma, conjugada com técnicas de relaxamento que permitem navegar nas sensações que as palavras despertam no corpo e na mente dos participantes.

Consideramos que, a par do encontro com Mário Zambujal, o Sarau Cultural foi outro dos momentos altos da semana. Este Sarau trouxe o envolvimento dos vários estabelecimentos de ensino parceiros e dos alunos do concelho. A nossa Escola apresentou um espetáculo musical, pelo grupo “Os Corda Bamba”, composto por Valongo na bateria; Nuno Gonçalves, baixo; Ricardo Teixeira e Tiago Martins na guitarra; vozes Irene Oliveira e Tiago Magina, que interpretaram três canções e, embora sendo amadores e terem tido poucos ensaios, mostraram-se à altura.

As atividades foram inúmeras e creio ter havido da parte dos alunos um feedback bastante positivo.

Para finalizar, uma palavra de agradecimento aos nossos alunos do curso de Restauração, nas variantes cozinha/pastelaria e restaurante/bar, que confecionaram e serviram os coffee-breaks, alguns almoços e jantares deste evento.

Muito obrigado a todos eles e os maiores parabéns!

Artigo original: Escola Profissional de Vouzela - FEIRA DO LIVRO - http://www.epvouzela.pt/v1/noticias/17-feira-do-livro

 

 

 

 


Rede de Bibliotecas de Vouzela

Blogue das Bibliotecas do Agrupamento de Escolas de Vouzela e Campia


 

Reserve documentos!

Pesquise no catálogo e reserve o livro pretendido

Fotografias em destaque

Feira Livro 2014
Feira Livro 2014
Feira Livro 2013
Feira Livro 2013
Feira do Livro 2014
Feira do Livro 2014
Autenticar